Hipertensão pode levar a impotência?

Hipertensão ou pressão alta é considerada uma doença que não tem sintomas, no entanto, uma possível complicação por causa da doença pode ser gerada ou por devido ao tratamento: a disfunção erétil, termo utilizado para impotência.

O que é a disfunção erétil ou impotência?



A incapacidade de atingir ou manter uma ereção suficiente para permitir o prazer sexual satisfatório.

Isto pode ter consequências importantes atingindo a sua autoestima e até mesmo, fazendo você se questionar sobre sua masculinidade, bem como os problemas de estresse na família podem ser gerados.

Este distúrbio não tem nada a ver com falta de apetite sexual, falta de prazer, orgasmo na relação ou rápida ou retardada ejaculação.

Ao mesmo tempo em que você deve descartar outras lendas associadas com a ocorrência desta doença com a masturbação excessiva ou aqueles mitos que se relacionam com a esterilidade.

Não é algo para se envergonhar. É uma patologia que é reversível e tem tratamento.

Entretanto, antes que você tome algum remedio para ereção, é necessário você entender um pouco mais desse problema e como combatê-lo da forma mais segura possível.

Muitas vezes, a disfunção erétil acomete pacientes hipertensos


Estima-se que 14% dos pacientes hipertensos tratados com anti-hipertensivos tem esse problema em algum momento de suas vidas, quer por sua própria hipertensão ou pelos tratamentos utilizados.

Hipertensos que também fumam, têm 13% mais chances de passar pela situação. Da mesma forma que acontece se você é diabético, tem uma doença cardíaca congênita ou colesterol alto.

Metade da população com mais de 40 anos, com ou sem hipertensão, sofreu com um episódio de disfunção sexual, sendo alta ou moderada em 65% dos casos, o que significa que no mundo afeta milhões de homens.

Mas como ocorre a ereção?


A estrutura do pênis é composta por tecido esponjoso que contém um grande número de vasos sanguíneos, as paredes destes vasos em condições normais são recolhidas e fazem com que o fluxo sanguíneo seja pequeno e o pênis fique flácido.

Quando a excitação sexual ocorre ativa o sistema nervoso e os vasos do pênis para expandir rapidamente, inserindo uma quantidade maior de sangue, enquanto que as veias do pênis comprimem gerando a ereção.

Existem muitas causas de disfunção sexual


Tem sido pensado que era apenas causa psicológica ou o resultado inevitável do envelhecimento, agora se sabe que na maioria dos casos, o problema é físico.

As causas podem tornar-se as artérias rígidas, com calibre inferior e arteriosclerótica é o nível elevado de colesterol no sangue, a diabetes, o tabagismo, a pressão arterial elevada e um trauma na região pélvica.

Hipertenso deve parar de fazer sexo?


É sabido que a pressão arterial aumenta realmente em uma parte limitada durante o ato sexual.
No entanto, para atividade sexual, cada parte do costume diário, não há nenhuma razão para modificar.

Posso ter dificuldades sexuais ao tomar medicação para pressão?


O efeito próprio de redução da pressão sanguínea é suficiente para produzir uma disfunção erétil transitória, até que o corpo se adapta aos novos valores de pressão.

Foi observado que em alguns pacientes uma determinada medicação pode causa diminuição do desejo ou da capacidade de ter ereções nos homens.

Entre esses elementos que podem afetar o desejo sexual estão:

  • Diuréticos: o grupo das tiazidas, especialmente quando associada com outros remédios, são uma causa de problemas durante a ereção, ejaculação e, também, associado a perda de desejo sexual.

    Nas mulheres, os diuréticos causam menos lubrificação vaginal, espironolactona que pode ainda gerar a perda da sensibilidade na glândula mamaria e ter efeitos antidepressivos e ansiolíticos provocando problemas no orgasmo.
  • Os beta-bloqueadores: eles podem alterar a função sexual normal, particularmente reduzir a libido e os problemas de ereção.

O que posso fazer se eu tiver disfunção erétil?


Não hesite em falar com o seu médico, o maior obstáculo pode ser a sua hesitação em falar sobre este tema.

A maioria dos casos é tratável se a origem é o tratamento anti-hipertensivo é possível ajustar a dose ou indicar outra de eficácia semelhante, mas com menos possibilidade de produzir a disfunção erétil.

A alimentação e um estilo de vida saudável é considerado hoje, o melhor tratamento para vários problemas e doenças, e a impotência é uma delas.

Sendo assim, tenha uma alimentação equilibrada consuma alimentos nutritivos e tenha uma dieta rica em alimentos vasodilatadores que são ótimos estimulantes para o fluxo sanguíneo e contribui para a melhora do desempenho sexual.

É importante que não tome remédio por conta própria como o azulzinho Viagra.

O médico é tem conhecimento suficiente para decidir as mudanças. Há uma série de opções de tratamento para escolher.

Às vezes o tratamento é tão fácil ou difícil quanto parar de fumar, parar de beber muito álcool ou outras drogas.

O Dr. Dayan Siebra fez um vídeo explicando tudo sobre a hipertensão, confira: